Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amena em Viagem

O Amena não tem o melhor nome para blogue de viagem e lady-gazeta não é o nome de autor mais credível para uma blogosfera de gente séria, mas estamos bem com isso. Afinal, somos sempre mais do que bons nomes.

Amena em Viagem

Dom | 24.02.19

Alentejo: Montargil

lady-gazeta

O 2019 chegou tranquilo. Sem planos extraordinários de viagens exóticas, faz-se o melhor que se pode entre paredes onde se ouve sobre Fátima, Fado e Futebol. Ando arredada, amigos, bem sei. Não por falta de passeio, mas por falta de tempo. Tenho assuntos para meter em dia, aqui entre nós, mas não lavo daqui as minhas mãos e por isso conto-vos sobre a minha mais recente escapadinha: Montargil. Um destino popular entre os maiores amantes de recantos portugueses, bem sei. Leio por aqui e por ali que Portugal está na moda e, parece-me, que o Alentejo está no Top para escapadinhas de 2019. Assumo estranheza quando leio isto. O Alentejo não está na moda agora, o Alentejo sempre esteve na moda. Dos montes às migas de espargos, do vinho às paisagens vestidas de castanho, o Alentejo é sempre uma excelente ideia.

Desta vez, assumo, não fui eu que organizei este fim de semana. Foi, de facto, uma surpresa. (E como adoro estas surpresas!) Montargil, no distrito de Portalegre, assume-se como sendo uma vila de sorte, pois está ladeada de uma barragem icónica: a barragem de Montargil. A albufeira da barragem é palco de desportos náuticos, de mergulhos e de centenas de fotografias. Vale a pena, pelo menos, uma paragem de carro por quem passa só de passagem.

Montargil não é apenas barragem, diga-se. Montargil é uma vila muito arranjada, com traços de quem não se perdeu no tempo e de quem lhe investe em infra-estrutura e gosto. Recomendo um almoço no restaurante O Tropical: bom, bonito e barato. Caso pretendam sair para os arredores, podem sempre parar no Olivença (e devem comer abanicos e um bom vinho alentejano), em Ponte de Sor. 

 

Este fim-de-semana teve como objectivo o puro descanso: sem planos, sem guias e sem horários. O local escolhido para tal foi o hotel Nau, em Montargil (https://www.nauhotels.com/alojamento.html).

Há muito tempo que este hotel nos tinha sido recomendado para um fim-de-semana de sopas e descanso e é sem dúvida um hotel que faz jus à sua fama. Tem SPA, quartos impecavelmente limpos e decorados, um pequeno almoço divinal e um atendimento 6*. Se recomendo? Recomendo muitíssimo. Evitem os preços altíssimos que se praticam marcando a noite (ou as noites) com muita antecedência.

E boa sorte!

DSC03630.jpg